sábado, 3 de maio de 2008

3ª Geração: os circuitos integrados (1965-1980)


A terceira geração inicia-se com a introdução do circuitos integrados (transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip) aos computadores. Após o surgimento desses circuitos, no final da década de 50, eles foram aprimorando-se até chegar ao estágio de adaptação aos computadores. Os custo de produção de um computador começavam a cair, atingindo uma faixa de mercado que abrangia empresas de médio porte, centros de pesquisa e universidades menores. Uma nova linguagem foi desenvolvida pelo Grupo de Cambridge: a CPL. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa geração. O PDP-5, produzido pela DEC, foi o primeiro minicomputador comercial e o INTEL 4004 o primeiro microprocessador (circuito integrado que contém todos os elementos de um computador num único local). Eram alguns de seus componentes a unidade calculadora e a memória. Além disso, diversos modelos e estilos foram sendo lançados nessa época: IBM-PC, Lotus 1-2-3, Sinclair ZX81/ZX Spectrum, Osborne1 e os famosos IBM PC/XT. O PC/XP usava o sistema operacional PC/MS-DOS, uma versão do MS-DOS desenvolvida para a IBM pela Microsoft.

7 comentários:

Arllan disse...

MUITO BOM, OS PRICIPAIS PONTOS FORAM CITADOS

Carlos disse...

Olha querido eu achei q fico uma gracinha...
soh faltou um pouco de sgueto

juaorsi disse...

Eu trabalhei com uma máquina Borroughs em Contabilidade aí por 1968. Para lançar tinha que tomar o saldo anterior fazer o lançamento e daí a máquina descarregava o saldo atualizado. Parece-me que ela fornecia a montagem do balancete mensal acumulando os dados.
No programa da Folha de Pagamento, o operador lançava o valor do salário hora e o nº de horas e daí em diante ela calculava o Salário Base, os descontos legais de Inss,e outros, lançava-se os adiantamentos de salários.
Na época,tínhamos que fazer cursos
e reuniões em POA e frequentávamos a Churrascaria Saci do Gigante da Beira Rio que estava em fase de conclusão.

Rômulo disse...

Rômm e legal demais para quen quer estudar eu tive que pesquisar essaaaaaaa chatisse

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ConnectLHI/Lagedo do Pau D'arco Lapão - Ba disse...

Cara eu fiquei na dúvida, já lí inumeros artigos onde diz que a terceira geração termina em 1971, e apartir do INTEL 4004 inicia-se a 4ª geração, agora não é mais minicomputadores e sim microcomputadores com microprocessadores. Os circuitos Integrados sim, vai até 1980. A terceira geração não.

Saah Ferreira disse...

Será que poderiam me ajudar, tenho um seminário sobre isso e é meu primeiro curso técnico, se pudessem me ajudar com informações além das que foram postadas sobre a 3 geração ficaria muito agradecida ^^