sábado, 3 de maio de 2008

3ª Geração: os circuitos integrados (1965-1980)


A terceira geração inicia-se com a introdução do circuitos integrados (transistores, resistores, diodos e outras variações de componentes eletrônicos miniaturizados e montados sobre um único chip) aos computadores. Após o surgimento desses circuitos, no final da década de 50, eles foram aprimorando-se até chegar ao estágio de adaptação aos computadores. Os custo de produção de um computador começavam a cair, atingindo uma faixa de mercado que abrangia empresas de médio porte, centros de pesquisa e universidades menores. Uma nova linguagem foi desenvolvida pelo Grupo de Cambridge: a CPL. O Burroughs B-2500 foi um dos primeiros modelos dessa geração. O PDP-5, produzido pela DEC, foi o primeiro minicomputador comercial e o INTEL 4004 o primeiro microprocessador (circuito integrado que contém todos os elementos de um computador num único local). Eram alguns de seus componentes a unidade calculadora e a memória. Além disso, diversos modelos e estilos foram sendo lançados nessa época: IBM-PC, Lotus 1-2-3, Sinclair ZX81/ZX Spectrum, Osborne1 e os famosos IBM PC/XT. O PC/XP usava o sistema operacional PC/MS-DOS, uma versão do MS-DOS desenvolvida para a IBM pela Microsoft.

7 comentários:

Unknown disse...

MUITO BOM, OS PRICIPAIS PONTOS FORAM CITADOS

Unknown disse...

Olha querido eu achei q fico uma gracinha...
soh faltou um pouco de sgueto

juaorsi disse...

Eu trabalhei com uma máquina Borroughs em Contabilidade aí por 1968. Para lançar tinha que tomar o saldo anterior fazer o lançamento e daí a máquina descarregava o saldo atualizado. Parece-me que ela fornecia a montagem do balancete mensal acumulando os dados.
No programa da Folha de Pagamento, o operador lançava o valor do salário hora e o nº de horas e daí em diante ela calculava o Salário Base, os descontos legais de Inss,e outros, lançava-se os adiantamentos de salários.
Na época,tínhamos que fazer cursos
e reuniões em POA e frequentávamos a Churrascaria Saci do Gigante da Beira Rio que estava em fase de conclusão.

Maluquinhobloggeresporte disse...

Rômm e legal demais para quen quer estudar eu tive que pesquisar essaaaaaaa chatisse

Joana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anselmo Ferreira disse...

Cara eu fiquei na dúvida, já lí inumeros artigos onde diz que a terceira geração termina em 1971, e apartir do INTEL 4004 inicia-se a 4ª geração, agora não é mais minicomputadores e sim microcomputadores com microprocessadores. Os circuitos Integrados sim, vai até 1980. A terceira geração não.

Unknown disse...

Será que poderiam me ajudar, tenho um seminário sobre isso e é meu primeiro curso técnico, se pudessem me ajudar com informações além das que foram postadas sobre a 3 geração ficaria muito agradecida ^^